Bola de Meia




SUGESTÕES DIDÁTICAS

Esta proposta é destinada a crianças bem pequena (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) é possível trabalhar no Campo de Experiência O Eu, O Outro e O Nós desenvolvendo parcialmente o objetivo de aprendizagem.

Brincar com o outro, compartilhando brinquedos e espaços: “Previsto no Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André."

Participe e incentive a confecção da bola de meia feita com as crianças. Promova a exploração da brincadeira com a bola de acordo com as possibilidades corporais: "jogando, deixando-a cair, rolando a bola solicitando que as crianças peguem, corram, arremessem, chutem, etc."

Possibilidades variadas podem surgir no imaginário das crianças, muitas sentem desafiadas a aprimorar suas habilidades, deixe-as realizar de maneira autônoma. À medida que experimentam e desenvolvem aspectos relacionados ao controle do corpo, outras práticas podem ser exercitadas: "Promova brincadeira de arremesso utilizando um cesto de roupas ou uma caixa; Organize alguns objetos, potes ou sucata (caixa de leite, garrafa PET vazia e sem tampa, potes de iogurte) no chão e peça para a criança acertar de forma a derrubar, como no boliche; Para as crianças maiores, acima de 3 anos, marque pontos na parede como se fossem alvos e peça que os acertem com a bola."

Uma aula exploratória pode ser planejada para conhecer o espaço da Tenda Sensorial dentro da Sabina. Lá você pode ampliar as situações de aprendizagem, pois as possibilidades não se esgotam. Dê possibilidades para as crianças explorarem o potencial corporal, a socialização, a criatividade e oportunize vivências com brincadeiras utilizando o nosso espaço sensorial. Brincar com o outro, compartilhando brinquedos e espaços Previsto no Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André.



Materiais

  • Pedaços de papel;
  • Uma meia.