Sementeira




SUGESTÕES DIDÁTICAS

Nesta proposta, as crianças têm a oportunidade de desenvolver duas habilidades de Ciências previstas para o 2º ano que fazem parte das aprendizagens essenciais do Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André. O objetivo da atividade é levar as crianças a investigar a importância da água e da luz para o surgimento e crescimento das plantas a partir da germinação de um pé de feijão. A proposta evidencia etapas de metodologia científica, que compreende a observação, levantamento de hipóteses, experimentação e conclusão.

Ao realizar as práticas da proposta é possível observar que as habilidades: “Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida em geral” e “Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas”, serão contempladas parcialmente e as propostas podem ter continuidade em atividades subsequentes.

Promova boas perguntas que levem as crianças a pensar como as plantas nascem, quanto tempo leva para um grão de feijão dar mais feijões, confronte hipóteses levantadas e os resultados. Aproveite a oportunidade para evidenciar que existem fatores do ambiente essenciais à vida. A água e a luz solar garantem energia para as plantas crescerem.

Avalie a possibilidade de incluir em seu planejamento de aulas as atividades do ambiente Virtual da Sabina e crie um roteiro que contemple uma aula exploratória através do Tour Virtual ou presencialmente ao Jardim Sensorial, onde podemos ver de perto algumas plantas e senti-las.



Materiais

  • Alguns grãos de feijão;
  • 1 caixa vazia de ovo ou caixinhas de papelão;
  • Um pouco de terra.

Material de apoio